
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Francisco Morato
Serviço de avaliação e diagnóstico


A APAE de Francisco Morato possui, desde 1981, um serviço especializado para fazer o diagnóstico de deficiência intelectual, de transtornos globais do desenvolvimento e de transtornos específicos de desenvolvimento das habilidades escolares e também para orientar as famílias para os atendimentos adequados de acordo com as necessidades identificadas.
A avaliação é iniciada pelo serviço social e o de psicologia, que através de avaliação psicodiagnóstica identifica ou não a necessidade de avaliação com a equipe multiprofissional. Quando identificada a deficiência intelectual o médico neurologista e neuropediatra realizam a avaliação e, de acordo com a necessidade, são solicitados exames complementares (cariótipo, bera, tomografia, eletroencefalograma, outros) s endo estes encaminhados para realização na rede local.
O processo é finalizado em reunião especifica para estudo de caso, definição dos encaminhamentos e condutas. O serviço de psicologia realiza a devolutiva da avaliação assim como serviço faz os encaminhamentos e orientações. Sendo diagnosticada deficiência intelectual a criança poderá ser matriculada na APAE de acordo com a disponibilidade de vagas, legislação especifica e decisão da família.
Todas as famílias são atendidas e orientadas ao término da avaliação.
As avaliações se dão através de busca espontânea e/ou encaminhamentos da rede. Os agendamentos são realizados pelo telefone (011) 44882827 ou pessoalmente na APAE.
Nucleo de Estimulação a Primeira Infância



Implantado em 1993 o programa atende crianças com deficiência intelectual e múltipla e autismo, na faixa etária de recém-nascidos até 05 anos de Idade. Tem por objetivo geral favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês e crianças, através de atendimentos específicos de reabilitação para as crianças, orientações e apoio aos familiares e cuidadores.
A partir da conclusão da avaliação da criança a equipe realiza estudo de caso e elabora, junto com a família, o Plano Individual de Atendimento. Os horários são elaborados de forma que contemplem a maior adesão possível das famílias.
As famílias participam de todos os atendimentos de reabilitação e são atendidas individualmente ou em grupo pela psicóloga e assistente social. Também faz parte do programa o acompanhamento de crianças com risco para deficiência, na faixa etária de 0 a 24 meses, em atendimento preventivo, em grupo quinzenal (crianças e famílias) com a equipe.
A equipe do programa é composta por psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista, musicoterapia e médica neuropediatra.
Para maiores informações entre em contato conosco.
Telefone (011) 44882827
Escola de Educação Especial



Inaugurada em 1983 a Escola de Educação Especial atende alunos na modalidade de Ensino Fundamental - anos iniciais. É regulamentada e conveniada com a Secretaria Estadual de Educação e o período letivo é definido de acordo com legislações vigentes referente ao calendário escolar, homologado pela Diretoria de Ensino de Caieiras. A equipe pedagógica que atua na escola é composta por 08 pedagogos especializados, diretora escolar, professor de artes, professor de educação física e também terapeutas das areas de: musicoterapia, enfermagem, fisioterapeuta, psicólogia, terapia ocupacional, nutrição, serviço social e médicos neuropediatra e neurologista. A escola tem por objetivo favorecer a autonomia e independência dos usuários em seu núcleo familiar e sociedade, com a participação efetiva de suas respectivas famílias. A fundamentação teórica da Proposta Pedagógica é baseada no Currículo Funcional Natural (CFN) que propõe um currículo adequado às características individuais do aluno (forma e conteúdo). Nesta abordagem, o aluno é percebido em interações complexas com as forças ambientais, reforçando o poder das interações entre a pessoa e o meio, e a redução de suas limitações funcionais. A metodologia enfatiza aplicação do conhecimento e habilidades num contexto real. Portanto, as atividades são contextualizadas e inseridas no cotidiano familiar e social, sendo essencial a participação das familias em todo o processo de ensino e aprendizagem.
Para maiores informações entre em contato conosco.
Telefone (011) 44882827
Educação Especial para o trabalho



Implantado em 1993 o programa de educação especial para o trabalho atende jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla na faixa etária entre 15 a 30 anos, de ambos os sexos, e também seus familiares.
Tem por objetivo qualificar adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, visando à inclusão na vida em sociedade e propicionar habilidades e competencias para sua inserção no mundo do trabalho e exercício pleno da cidadania.
No processo de formação são realizadas intervenção direta do terapeuta ocupacional, aulas com pedagoga especializada, professor de artes, professor de educação física, também terapeutas das areas de: musicoterapia, enfermagem, fisioterapeuta, psicólogia, nutrição, serviço social e médicos neuropediatra e neurologista.
Tem como princípios norteadores: ética da identidade; política da igualdade; flexibilidade, interdisciplinariedade e contextualização; estética da sensibilidade e respeito aos valores estéticos, políticos e éticos, adaptados as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Proficional de Nível Técnico.
Além das atividades de formação inicial e continuada, são desenvolvidas nesta turma, atividades atividades de letramento e situações cotidianas, desenvolvimento pessoal, noções de transito, sistema monetário, noções de ética e cidadania cívica, sistema de processos organizacionais, competencias básicas para o trabalho, autonomia na utilização de recursos tecnológicos.
As atividades são realizadas de segunda à sexta-feira, com duração de 4horas/diárias e 20 semanais. Os atendimentos de reabilitação são realizados na APAE.



