
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Francisco Morato
Bem vindo !

A APAE de Francisco Morato foi fundada, em 1981, por seis pais, que tinham filhos com deficiência intelectual. Nesta época, seus filhos não frequentavam nenhuma escola e na ocasião da fundação, estes pais foram apoiados e orientados pelos voluntários que faziam a diretoria de outras APAES da região, principalmente, a do município de Franco da Rocha.
No inicio a APAE funcionava numa sala cedida pelo Centro Social Urbano (CSE) de Francisco Morato, onde permaneceu por dois anos. Em 1983, a Prefeitura cedeu, em regime de comodato, o terreno onde foi construída a sede da organização e as salas de atendimento, onde a APAE está até hoje.
Os primeiros profissionais que integraram a equipe da Escola da APAE foram uma assistente social, uma psicóloga, um médico neurologista, uma fonoaudióloga e uma professora.
Desde a criação da APAE a Escola de Educação Especial e o Programa Fortalecendo às Famílias, foram mantidos. A ampliação dos demais programas e projetos, foi sendo realizada de acordo com as demandas identificadas em nossa comunidade, principalmente, através das ações e atividades realizadas e do apoio das famílias e voluntários que participavam.
Em 1987, a APAE firmou convênio com a Secretária Estadual de Educação do Estado de São Paulo, através do qual assegurou atendimento escolar para 60 alunos. Em 2003, este convênio foi ampliado e a escola passou a atender 85 alunos, número que está mantido até este ano.
Em 1994, implantamos o serviço do Núcleo de Atendimento à Primeira Infância, e passamos a atender bebês e crianças em idade de recém nascidos até 5 anos , principalmente, em serviços de prevenção de deficiências, reabilitação e apoio aos familiares.
Em 1990, implantamos o serviço de Educação para o Trabalho, que inicialmente tinha como foco para trabalho apoiado e de geração de renda. Em 2000, ampliamos a proposta de formação e passamos a fazer a inserção no mercado de Trabalho (em regime CLT), respaldados, principalmente, através da Lei 8213/91, que assegura cotas de vagas para as pessoas portadoras de necessidades especiais. Em 2016 estão trabalhando 20 jovens em 04 empresas da região, e, 15 estão em processo de formação na turma de Educação Especial para o Trabalho da APAE de Francisco Morato.

Serviços Oferecidos:
Atendimentos com equipe multiprofissionais nas areas de:
- Psicologia
- Serviço social,
- Neurologia Infantil e Adulto
- Terapia ocupacional
- Fisioterapia
- Nutrição
- Pedagogia
- Musicoterapia
- Enfermagem
Missão da APAE
Desenvolver programas de habilitação, reabilitação, educação e incluir a pessoa com necessidades especiais e suas respectivas famílias no contexto das comunidades que fazem parte.